Nossa Cultura
Nossa Missão
A missão da Nossa Escola é proporcionar um ambiente desafiador e acolhedor, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades e competências de forma integral, respeitando seus tempos e ritmos. Buscamos estimular a expressão e a criatividade por meio de diversas linguagens, incentivando a autonomia, a curiosidade e o aprendizado contínuo. Nossa proposta pedagógica visa promover uma educação que valorize a participação ativa das famílias e o potencial único de cada criança, preparando-a para enfrentar o mundo com confiança e empatia.

Nossos Princípios e Valores

.jpeg)
1. Respeito à Criança como Sujeito de Direitos: Acreditamos que cada criança é um sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, com direitos, desejos e necessidades próprias. Nosso compromisso é oferecer um ambiente onde elas possam ser ouvidas, respeitadas e valorizadas em sua individualidade e no
seu potencial.
2. Autonomia e Independência: Inspirados pela abordagem Pikler, estimulamos a autonomia das crianças desde os primeiros anos de vida, oferecendo liberdade para explorar e tomar decisões. Acreditamos que o desenvolvimento da independência é essencial para a construção de confiança e segurança emocional.
3. Educação como Processo Relacional: Em consonância com Reggio Emilia, entendemos a educação como um processo relacional, onde as interações entre crianças, educadores e famílias são fundamentais para a aprendizagem. Criamos uma comunidade educativa colaborativa, onde todos têm voz e participam ativamente no processo de crescimento.
4. Aprendizagem em um Ambiente Rico e Estimulante: Seguimos a proposta de Reggio Emilia de um ambiente cuidadosamente preparado, que funciona como o "terceiro educador". Nosso espaço é projetado para ser dinâmico, com materiais acessíveis e ricos, que inspiram a curiosidade e incentivam a exploração, o descobrimento e o aprendizado.
5. Expressão e Linguagens Diversas: Acreditamos que as crianças se expressam e aprendem de diversas formas, através das várias linguagens — como a arte, o movimento, a música, o jogo e a comunicação verbal. Promovemos um espaço onde as crianças possam explorar, comunicar e expressar suas ideias e emoções de forma livre e criativa.
6. Colaboração e Parceria com as Famílias: Seguimos o princípio de que a participação ativa das famílias é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Valorizamos a parceria contínua e a troca de experiências, criando uma rede de apoio entre escola e família que fortalece o processo educativo.
7. Cuidado e Afeto no Processo de Aprendizagem: Inspirados na visão de Emmi Pikler, acreditamos que o cuidado, o carinho e a afetividade são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Cada momento de cuidado é uma
oportunidade de aprendizagem, e é através dessas relações de afeto que as crianças constroem confiança e segurança.
Entrelaçamento e Participação na Cultura Escolar

Na experiência educacional do Ateliê das Infâncias, a escola é pensada como um contexto de interação permanente entre os três protagonistas: crianças, educadores, pais, onde cada um é portador de suas próprias expectativas e direitos, que encontram no serviço educacional escuta, acolhimento e possibilidades de desenvolvimento, em um intenso enredo de relacionamentos e processos de formação e participação.
A participação é uma forma de viver a educação no cotidiano da vida escolar, é uma estratégia educacional que é construída e agitada no acolhimento mútuo, no encontro e na comunicação dia após dia.
Um diálogo contínuo…
Participação é o valor e a estratégia que qualifica a forma como as crianças, educadores e pais são parte do projeto educacional, gerando e alimentando sentimentos e cultura de solidariedade, responsabilidade e inclusão.


